terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Rally Montecarlo 2014 - let it snow...

Foi no dia 8 de Fevereiro que teve lugar a segunda prova do Campeonato Regional de Ralis. Nas instalações do CSB foi montado um palco de luxo para o evento constituído por 3 troços: 2 de asfalto e 1 em neve (farinha entenda-se...).





Os troços

A primeira e terceira PEC foram disputadas num traçado em asfalto maioritariamente mas que contava com alguns obstaculos de TT.
Recta da meta longa e muito rapida. O morro lá ao fundo anunciava a zona lenta..

O morro. Zona técnica do primeiro troço.

Estas rampas deram que fazer... no sentido inicial, lançados por uma grande recta, havia que travar forte para descer com cuidado. No inverso revelaram-se curtas para subir com motores menos possantes.

Zona rápida do troço...
Recta quebrada por uma mini chicane. Assustadora à vista, inofensiva na pratica.

O segundo troço albergou a segunda e quarta classificativa do rali.


Perspectiva geral do Segundo troço.
Zona tecnica do troço 2. Enquanto me diverti com a igreja, outros foram vitima do pilar em pedra que suportava a recta das arvores.

A bonita recta das arvores.

Zona muito rápida nos dois sentidos. Quando a subir uma maravilha, quando a descer um pesadelo nas travagens. Quem ganhou o prémio: "Mais arvores abanadas à passagem?"

Finalmente o terceiro troço representava com bastante fidelidade o famoso Col de Turini. Um traçado muito técnico que para alem das curvas fechadas contavam também com subidas deveras dificeis e uma descida muito rapida. As imagens falam por si.











A armada

Nesta prova disputaram-se, como sempre, duas categorias: WRC e produção Ninco. Dado que teriamos dois pisos diferentes, tinhamos dois setups para cada carro.

Na categoria de apoio a aposta recaiu num Ford Focus. Montado com tracção às 4 rodas, contava com 2 pares de polias e respectivas correias e um motor NC14. Na traseira mortecedores amarelos (duros) e na frente sem amortecedores. Em asfalto a tracção era dada por pneus slot.it atrás e ninco á frente, em neve a escolha recaiu nuns Gom de tacos atrás e mistos da PS á frente. O resultado não foi bom... 11° lugar na categoria. Muito por culpa de um carro demasiado baixo para enfrentar as duras subidas em asfalto e neve.


Já na categoria principal o escolhido foi o 207 da Avant Slot. Devidamente subido nos eixos, teve o seu interior substituido por lexan e o motor substituido por um MSC Thunder 2. Tracção às 4 garantida pelas suas polias e correias de série, montou jante e pneus da Ninco para asfalto, na frente uns Scaleauto grip 0, e para neve Gom de tacos atrás e mistos da PS á frente. Uma bomba que por falta de melhor dedo ficou-se pelo 10° lugar.


Agora a reportagem em video da prova vencida por Emidio Peixoto... claro.


Produção Ninco



WRC


Reportagem Oficial AQUI.

Sem comentários: